Fechar
Página inicial Últimas Notícias Prefeitura/UFAM participa da apresentação do projeto do novo Campus em São Gabriel da Cachoeira

Prefeitura/UFAM participa da apresentação do projeto do novo Campus em São Gabriel da Cachoeira

Publicado em 09/12/25 09:29 , Atualizado em 20/12/25 11:10 | Acessos: 13

  A Prefeitura do Campus da Universidade Federal do Amazonas participa da apresentação de projeto para o novo Campus em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, que deu início no dia 24 de novembro. O que não apenas marcou o início de uma nova fase de expansão, mas também evidenciou o papel estratégico da instituição. A PCU se destaca por ser a responsável pela concepção, desenvolvimento do projeto de infraestrutura e gestão da execução da obra, garantindo que a proposta arquitetônica atenda às necessidades da comunidade acadêmica e regional.

  A Ufam celebrou o compromisso sociocultural na oficialização com a assinatura do contrato para a construção de seu novo campus no município de São Gabriel da Cachoeira. O ato, carregado de simbolismo, sediou-se na Casa do Saber, Maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).

  Durante as eventualidades, o trabalho de bastidores foi conduzido por Prof. Danilo Chui, Diretor do Departamento de Manutenção da PCU. O diretor concentrou seus esforços em um trabalho de suma importância, onde se reuniu com os vereadores do Município para discutir e detalhar o projeto do novo campus. Sua presença teve como principal foco, consolidar o início das obras e fornecer explicações detalhadas sobre o planejamento e o cronograma do projeto. A contribuição foi significativa para dialogar diretamente com a comunidade local sobre os aspectos práticos da construção.

  O projeto contará com um investimento de R$ 60 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Educação e deverá ter o seu início de fato no começo do ano de 2026A PCU reforçou seu compromisso em prestar todo o apoio logístico e operacional necessário para o andamento da construção, em que todas as etapas da obra haverá uma equipe da Prefeitura do Campus para participar e fiscalizar a devida execução. Em suas articulações, Prof. Chui transmitiu a satisfação da instituição em "trazer mais uma unidade da UFAM para o interior do Amazonas", reforçando o objetivo de levar o ensino superior para a região que concentra a maior parte dos povos originários do estado e que a obra será realiza em estreita sintonia.

  A obra consta com a distribuição em quatro blocos principais, totalizando cerca de 110 ambientes dedicados ao ensino e apoio. O Bloco 1 será destinado a salas de aula e laboratórios, com aproximadamente 30 ambientes, e ainda abrigará o Restaurante Universitário, a Biblioteca e uma Sala de Estudos. O Bloco 2 concentrará a área administrativa, um auditório com capacidade para cerca de 240 pessoas, e incluirá salas para professores, estimando-se espaço para aproximadamente 120 docentes. Por fim, os Blocos 3 e 4 complementarão a estrutura acadêmica, dedicados a mais salas de aula e laboratórios, com cerca de 40 ambientes em cada um, expandindo significativamente a capacidade de ensino superior na região.

  A sustentabilidade e o respeito ao território são pontos cruciais do projeto. Durante a vistoria no local, foi verificada a presença de um rio que percorre a área do futuro campus. A equipe da PCU e os técnicos responsáveis estão realizando uma análise detalhada para garantir que o projeto de construção não degrade o meio ambiente, reafirmando o compromisso em realizar a obra em harmonia com o ecossistema amazônico.

  A parceria com a FOIRN tem sido um pilar do projeto, garantindo que a nova unidade, esteja enraizada nas demandas e na cultura dos 23 povos indígenas do Rio Negro. O suporte da PCU e o desenvolvimento da obra serão conduzidos em colaboração constante com as lideranças locais, priorizando a interculturalidade e a formação de jovens indígenas, conforme debatido em audiência pública e no Diálogo Comunitário realizado na Maloca.

Mais do que expandir a estrutura física, este projeto é um compromisso direto com os povos originários, buscando levar formação de nível superior para o local onde a demanda é mais urgente. Com a garantia da PCU de que o suporte será total na construção do novo campus, consolida-se como um divisor de águas, prometendo um futuro de desenvolvimento local, qualidade acadêmica e profundo respeito ao território amazônico.

 

 

Prefeitura do Campus: Juntos Somos Mais!