A Prefeitura do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iniciou, nesta semana, um cronograma de manutenção preventiva que inclui a lavagem dos castelos d’água responsáveis pelo armazenamento e distribuição de água no Campus Manaus. A ação, que ocorre anualmente, resulta em interrupções temporárias no abastecimento, mas é considerada essencial para garantir a qualidade da água consumida pela comunidade acadêmica.
De acordo com o cronograma definido pela PCU, os trabalhos ocorrem em dois dias consecutivos:
26/12 — Lavagem do castelo do Setor Sul
27/12 — Lavagem do castelo do Setor Norte
Durante esses períodos, o fornecimento de água estará suspenso nos setores atendidos por cada reservatório. A PCU destaca que as datas foram escolhidas justamente para minimizar impactos nas atividades acadêmicas e administrativas, já que o período selecionado é de recesso: dia 26 de dezembro é ponto facultativo e o dia 27 cai em um sábado, quando o fluxo de pessoas no campus é ainda menor.
Segundo o prefeito do campus, Prof. Gustavo Neto, a lavagem dos castelos d’água é uma medida de rotina, mas de grande importância sanitária. “A limpeza dos reservatórios remove sedimentos e possíveis impurezas, assegurando a qualidade da água distribuída. É uma ação preventiva que contribui diretamente para a saúde e o bem-estar de estudantes, servidores e visitantes”, ressalta.
Além de manter os sistemas de abastecimento em conformidade com as normas de vigilância sanitária, a medida reforça o compromisso da PCU com a manutenção segura da infraestrutura universitária, garantindo que o campus permaneça preparado para o início das atividades letivas de 2026.